Análise semântica, léxica e sintática nas linguagens de programação

16:23 F.A.P 3 Comments

               
                O conteúdo dessa postagem visa complementar os conceitos sobre interpretadores e compiladores, que foram citados, porém não explicados na medida da sua importância.
Como foi dito na postagem anterior dessa coluna do blog, os compiladores apresentam 3 etapas de verificação do código fonte (semântica, sintática e léxica), enquanto os interpretadores possuem apenas 2 (semântica e sintática).
                A análise léxica consiste em ler o código código fonte caracter a caracter para identificar constates, comentários, palavras reservadas, operadores, identificadores, ignorar tabs e espaços em branco, processar includes, se for o caso.
                Por outro lado, a análise sintática é responsável por identificar na sequência de elementos léxicos as construções da linguagem, como por exemplo, as estruturas condicionais. Essa análise irá verificar a condição da estrutura e a quais comandos ela está associada.
                Já a análise semântica tem por objetivo verificar se as construções identificadas pela análise sintática estão de acordo com as "regras" da linguagem. Por exemplo, em C, caso uma variável não tenha sido anunciada antes de ter sido citada, o compilador acusará esse erro no código fonte.

UNIVERSIDADE DE CAMPINAS, Construção de compiladores. Disponível em: <http://www.ic.unicamp.br/~vanini/mc910/Parte1.pdf>. Acesso em: 05/11/2015. 







3 comentários: