Introdução a 'Software as a Service'

13:30 Unknown 3 Comments




 O que são saaS? A princípio, pode-se indicar o significado de sua sigla, que provém de Software as a Service (Software como Serviço). Seguindo por isso, saaS são basicamente sites que utilizam de computação em nuvem, ou seja, tudo que o usuário irá utilizar está armazenado em servidores, sem necessidade alguma de download ou instalação.
 A sua utilidade provém do princípio de poupar o usuário de precisar manter vários arquivos e programas nos computadores, programar ou até mesmo sair de casa em busca de revistas e locadoras. Como utiliza de computação em nuvem, os saaS são simples, ágeis e flexíveis, a ponto de necessitarem apenas de conexão a rede para que o usuário possa aproveitar de seus serviços.
 A partir deste conceito, torna-se mais simples encontrar exemplos desses serviços em nosso dia a dia. Podemos citar a Netflix como um dos mais impactantes nesse mercado. Seu sistema permite que, partindo de uma assinatura mensal, o usuário possa aproveitar filmes, séries e afins de seu site, que transmite via streaming todo o conteúdo onde é necessária apenas uma conexão estável com a rede.



Fonte:
TecMundo, O que é SaaS e WaaS? Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/2616-o-que-e-saas-e-waas-.htm>. Acesso em 25/11/2015.

3 comentários:

  1. Um exemplo também seria o aplicativo de músicas Spotify, cujo seu uso é pela nuvem e pode ser usado de forma gratuita ou paga mensamente, tanto como trimestralmente.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço), é uma forma de distribuição que proporciona inúmeras vantagens aos clientes que utiliza o software via internet pagando um valor pelo serviço oferecido, pois, as atualizações são frequentes e o custo benefício em geral é muito atraente. Todavia, devemos separar esse modelo de serviço em duas modalidades: SaaS proprietário e SaaS open source. Na modalidade SaaS proprietário há um número limitado de profissionais, ou seja, não existe uma comunidade que desenvolvem extensões necessárias para torná-la prática e funcional o suficiente para atender as demandas dos clientes. Dessa forma, é preciso esperar que a empresa provedora do serviço as desenvolva, sendo possível se conectar apenas via Interface entre Aplicativo e Programação (API). Além disso, também existe um custo de setup, que dependendo do porte empresa, pode ser bem alto.

    Já o modelo SaaS open source une as melhores características, com toda a facilidade e praticidade de um SaaS. Nesse modelo, por exemplo, há um alto grau de personalização e, uma comunidade altamente produtiva que desenvolve a todo o momento novas ferramentas, formando pontos importantes aliados às atualizações constantes e acesso fácil do SaaS. Geralmente, nesse modelo, o contratante não precisa se preocupar com hospedagem ou com uma equipe especializada para manter seu negócio funcionando. Toda parte de tecnologia fica por conta da empresa prestadora de serviço e, as atualizações também são constantes e recebidas todos os clientes. Além de tudo isso, o custo é bem mais barato se comparado a outros modelos de serviços. Essa é uma alternativa muito atraente do ponto de vista custo/benefício, fazendo com que o cliente não precise se preocupe com a infraestrutura tecnológica seu negócio.

    ResponderExcluir